Quem sou eu

Fisioterapeuta, Especialista Profissional em Acupuntura/MTC. Mestre e Doutor em Fisiologia Humana (UFRGS). Pós Graduado em Tratamento da Dor e Medicina Paliativa (UFRGS).

Modulação do Sistema Nervoso Autônomo pela Acupuntura


A modulação do sistema nervoso autônomo (SNA) pela acupuntura providencia uma rota mecanística que produz respostas terapêuticas tais como controle da inflamação, alívio da dor e saúde cardiovascular. Com o objetivo de avaliar a correlação cerebral do SNA em resposta a acupuntura em diferentes acupontos. Para avaliar a resposta do SNA a acupuntura, um trabalho foi realizado aplicando ressonância magnética funcional relacionada a eventos (er-fMRI) em conjunto com registros do SNA (frequência cardíaca e resposta de condutância da pele). Acupuntura manual foi aplicada nos acupontos Zusanli (E36) e Yinlingquan (Ba9), enquanto  um estímulo foi aplicado em uma localização controle chamada de SH1. A acupuntura produziu uma ativação no córtex motor, ínsula, córtex cingulado e desativação da rede em modo padrão. Diferenças entre os acupontos foram encontradas na ativação da ínsula anterior, na qual foi maior em Yinlingquan (Ba9) comparado com Zusanli (E36), enquanto Zusanli (E36) apresenta uma desativação mais abrangente na  rede em modo padrão que Yinlingquan (Ba9) e SH1. 

A redução da frequencia cardíaca e da impedância da pele foi observado tanto na acupuntura real (Zusanli e Yinlingquan) como falsa (SH1). Acupuntura com forte resposta de condutância da pele, também produziu maior ativação da ínsula anterior. A desativação da rede em modo padrão se relacionou com a redução da frequência cardíaca. Diferentes respostas cerebrais sustentam que o estímulo da acupuntura em diferentes acupontos pode estar relacionado a diferentes fluxos autonômicos, que são responsáveis pelo efeitos terapêuticos do método.






Acupuntura e Fisioterapia - Reabilitação Neurofuncional

O documentário que mostrou o poder da fisioterapia aliada as ferramentas da medicina chinesa na neuroreabilitação.

TRAILER



Craniopuntura e hemorragia intracerebral




O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda causa mais comum de morte depois de ataques cardíacos, e a principal causa de incapacidade no mundo ocidental, o que pode, em breve se tornar-se a principal causa de morte no mundo.  Na China, a principal distinção no tratamento das sequelas do AVC é a associação da medicina chinesa com a medicina ocidental. A medicina chinesa inclui acupuntura, massagem, fármacos fitoterápicos e outras terapias. A acupuntura craniana é um método de acupuntura que consiste da inserção de agulhas em pontos e áreas específicas no couro cabeludo e é muito utilizada no tratamento de diversas desordens funcionais, incluindo dor aguda ou crônica e condições neurológicas. Particularmente a acupuntura crâniana é utilizada para o tratamento de AVC isquêmico e hemorrágico. Muitos pesquisadores chineses têm investido seu tempo na investigação dos efeitos da acupuntura craniana e como ela atua sobre situação clínicas neurológicas. Os efeitos observados sobre hematomas, reação inflamatória e imune, produtos liberados do hematoma e neuroeltrofisiologia cortical ocorre pela inibição de diversas cascatas inflamatórios e bioquímicas que favorecem a regulação e homeostase cerebral. Por exemplo, a tomografia computadorizada mostrou que a acupuntura em Baihui (GV 20) penetrando de Taiyang (EX-HN5) melhora a absorção do hematoma pós hemorragia intracerebral. Esse mesmo método de transfixação recuperou potenciais evocados somatosensoriais anormais e melhorou a coordenação e a compensação de funções em áreas corticais funcionais, recuperando a função neurológica de pacientes com hemorragia cerebral aguda. Em modelos animais a acupuntura craniana foi capaz de reduzir a expressão de diversas proteínas inflamatórias na região peri-hemorrágica. A transfixação de Baihui (GV 20) para Qubin (VB7), mostrou favorecer a expressão gênica do fator de crescimento neural (NGF) em torno do hematoma, o qual tem um papel importante na neuroproteção pós AVC hemorrágico. Craniopuntura, ou acupuntura craniana, é um recurso excelente no tratamento da hemorragia cerebral, e inúmeros estudos ainda serão feitos para comprovar os mecanismos neurológicos e moleculares desse método de acupuntura.