Quem sou eu

Fisioterapeuta, Especialista Profissional em Acupuntura/MTC. Mestre e Doutor em Fisiologia Humana (UFRGS). Pós Graduado em Tratamento da Dor e Medicina Paliativa (UFRGS).

Acupuntura

A acupuntura é um método derivado da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que faz uso de agulhas estéreis e descartáveis para realizar estímulos em pontos específicos do corpo, descritos pela MTC como acupontos. O método é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a qual reconhece igualmente sua eficácia para uma série de condições, incluindo dor crônica e outras desordens funcionais. O método foi incluído como recurso de tratamento pelo Fisioterapeuta em 1985, sendo um dos primeiros profissionais a reconhecer esta prática como especialidade profissional. Em 2006 o Ministério da Saúde Brasileiro publicou a Portaria 971, que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) de caráter multiprofissional, o que ampliou o uso da acupuntura pela população usuária do SUS. Por ter raízes na MTC, a acupuntura pode ser praticada seguindo os princípios da medicina chinesa, mas também não invalida os princípios da neurofisiologia ocidental. 


Pesquisas realizadas desde os anos 70, demonstraram que a acupuntura é uma excelente ferramenta no tratamento da dor. Pessoas com dor crônica se beneficiam dos efeitos da agulha, principalmente porque o método demonstra que favorece a liberação de substância analgésicas endógenas, assim como antiinflamatórias. Efeitos locais, segmentares e extrasegmentares são demonstrados em estudos em ciências básicas e clínicas. 

A partir desses efeitos, modulações neuro, imunes e endócrinas são alcançadas e funções antes desequilibradas, encontram novamente a homeostasia pela ativação neural periférica.