Quem sou eu

Fisioterapeuta, Especialista Profissional em Acupuntura/MTC. Mestre e Doutor em Fisiologia Humana (UFRGS). Pós Graduado em Tratamento da Dor e Medicina Paliativa (UFRGS).

Eletromiografia de superfície para o estudo dos efeitos da auriculoterapia

Pesquisadores do Departamento de Anatomia e Biofísica da Universidades Estadual de Campinas - UNICAMP, investigaram o potencial da auriculoterapia em interfirir no sinal de eletromiografia de superfície de fibras musculares e se há alguma relação entre acupontos auriculares e o músculo músculo esquelético. Foi avaliado a amplitude eletromiográfica das fibras musculares do deltóide anterior, médio, posterior e do músculo trapézio com 20%, 40% e 60% da contração máxima de indivíduos saudáveis, após a aplicação de auriculoterapia nos pontos ombro e cintura escapular segundo Nogier. Observou-se nesse estudo mudança do sinal eletromigráfico em 60% da contração máxima do músculo trapézio (p<0.05) ,mas não em 20% e 40%. Isso demonstra que não é possível declarar que a acupuntura auricular  é capaz de alterar a atividade dos músculos estudados. É também necessário cautela na interpretação dos dados referente à contração submáxima de 60%, visto que fatores como tipo e tempo de duração da contração podem alterar a atividade do músculo estudado.

Fonte: POLITTI, F. et al. Correspondence of the auricular acupoint with the upper trapezius muscle: a electromyographic study. Complement Ther Clin Pract [S.I.], v. 16, n. 1, p. 26-30, Feb 2010.