Quem sou eu

Fisioterapeuta, Especialista Profissional em Acupuntura/MTC. Mestre e Doutor em Fisiologia Humana (UFRGS). Pós Graduado em Tratamento da Dor e Medicina Paliativa (UFRGS).

Técnica de distorção visual altera a percepção da dor

A dor é uma experiência complexa e subjetiva, que é formada por inúmeros fatores contextuais. Estudo publicado recentemente no periódico Psychological Science por pesquisadores da University College London demonstrou que a percepção da dor pode ser alterada por meio de uma técnica de distorção visual. Neste trabalho, Mancini e colaboradores observaram que ao olhar para a fonte de dor pode-se reduzir a sensação dela. Foi construída uma estrutura com espelhos que permite que o paciente ao olhar para a mão que sente calor veja um bloco de madeira e de forma surpreendente, sem ver a própria mão, eles suportam menos dor. Ao contrário, se a mão é ampliada pela reflexão em um espelho côncavo, o limite de resistência ao calor aumentou, sendo considerado um efeito analgésico. Assim, através desse estudo, pode-se concluir que a percepção da dor depende de fatores multissensoriais e é melhor encarar a fonte de dor do que desviar o rosto ao senti-la.

Fonte: DOL


Acupuntura reduz consumo de opóides pós cirurgia

O uso de acupuntura antes e durante a cirurgia reduz significativamente o nível de dor e a quantidade de analgésicos potentes necessários após a cirurgia, de acordo com anestesiologistas da Duke University Medical Center que combinaram dados de 15 pequenos ensaios clínicos randomizados de acupuntura.




Eliminar o fogo do coração, regularizar o espírito e ativar o sangue para eliminar a dor talâmica

Existe a crença que somente a corrente de pesamento cartesiana e suas modalidades de experimentação são científicas, entretanto muitos resultados já se obtiveram ao colocar a prova os mecanismos da acupuntura,  método de tratamento criada há mais de 2000 anos e baseada nos princípios filosóficos da antiga China. Podemos afirmar que seu modelo foi baseado no empirismo, porém não podemos negar que seus efeitos podem ser avaliados e quantificados, demonstrando que as prescrições descritas nos antigos clássicos da medicina chinesa  são eficazes. Os acupontos estão relacionados aos princípios da medicina chinesa antiga, tal como regular o espírito, eliminar o vento, ativar o sangue entre outros. Em uma pesquisa realizada na Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Tianjin,  China, investigou-se o efeito clínico da acupuntura em comparação com a medicação carbamazepina para o tratamento da dor talâmica. A dor talâmica é considerada uma dor neuropática de origem central e esta associada com o suprimento inadequado na arteria cerebral posterior. É uma condição rara e mostra sinais de hipersensíbilidade à dor, devido ao dano ao tálamo. A dor é sentida à estímulos leves e inócuos e por vezes pode surgir espontaneamente, característica própria das dores neuropáticas. A carbamazepina é um anticonvulsivante, bloqueador dos canais de sódio, indicado para esse tipo de dor. No estudo, selecionou-se 11 casos de dor talâmica e divididos em dois grupos aleatoriamente. Grupo I recebeu acupuntura e depois tratamento com o fármaco, o grupo II recebeu tratamento com carbamazepina e depois acupuntura. O objetivo do tratamento por acupuntura foi eliminar o fogo do coração, regularizar o espírito, ativar o sangue e eliminar a dor. Os pontos selecionados foram Ximen, Yinxi, Xuehai e Zhaohai. A carbamazepina foi administrada por via oral. Na comparação dos grupos, a acupuntura mostrou maior eficácia na redução da dor  (63,3%) que a carbamazepina (36,4%), porém não houve diferenças significativas entre os grupos. Os autores concluiram que o tratamento de acupuntura para regular o espírito, ativar o sangue e aliviar a dor tem um efeito terapêutico mais eficaz para a dor talâmica, e que pode alcançar o mesmo efeito que a carbamazepina.

Pontos clássicos e ressonância magnética funcional

 Estudos em humanos e animais sugerem que a acupuntura produz muitos efeitos benéficos através do sistema nervoso central. No entanto, o substrato neural das ações da acupuntura não são completamente claros. Estudos de ressonância magnática funcional nos acupontos Hegu e Zusanli indicaram que o sistema límbico pode desempenhar um papel importante para os efeitos da acupuntura. Para testar se essa descoberta se aplica a outros pontos clássicos da acupuntura, a ressonância magnética foi realizada em 10 adultos saudáveis durante  aplicação de acupuntura manual em Taichong, Xingjian, Neiting e um ponto (não-acuponto) sobre o dorso do pé esquerdo.
Apesar de algumas diferenças serem observadas entre os pontos de reais e o fictício, a resposta hemodinâmica e a resposta psicofísica (experiência sensorial) à acupuntura foi geralmente semelhante para os quatro pontos. A acupuntura produziu extensa desativação do sistema límbico-paralímbica-neocortical. Aglomerados de regiões desativadas foram observadas no córtex pré-frontal medial, o lobo temporal  e no posterior córtex medial. O córtex sensório-motor, o tálamo e estruturas paralímbica como a ínsula anterior e o córtex cingulado médio mostraram ativação. Esses resultados fornecem evidências adicionais de apoio às relatórios anteriores que a acupuntura modula a rede límbico-paralímbica-neocortical. A acupuntura pode mediar a analgesia, reduzir a ansiedade e outros efeitos terapêuticos através deste  circuito neural intrínseco, que desempenha um papel central nas dimensões afetivas e cognitivas da dor, bem como na regulação e integração da emoção, no processamento da memória, nas funções autonômicas, endócrinas, imunológicas e do sistema sensório-motor.

Efeito da acupuntura é dependente da ativação neuronal perférica

Na pratica da acupuntura é necessário manipular a agulha para se obter o deqi, ou sensação do qi, de acordo com os princípios da medicina chinesa. Fisiologicamente, essa manipulação estimula receptores nervosos tanto direta como indiretamente, através do acoplamento mecânico do tecido conjuntivo ao redor da agulha. Em geral, essa manipulação induz respostas autonômicas, endócrinas e comportamentais. Pesquisas na área da dor demonstram que a obteção do deqi é essencial para se alcançar a analgesia através da acupuntura. Esse efeito também leva a modificações no sistema circulatório, reduzindo a frequência cardíaca e da pressão sistólica. A mudança desses índices se correlacionam com alterações das bandas alfa e teta do eletroencefalograma. Esses achados sugerem que a sensação do qi é benéfica para o alívio da dor por inibição da atividade do sistema nervoso simpático no prosencéfalo, porção anterior do encéfalo.

Ponto de acupuntura mostra eficácia para dismenorréia primária

A dismenorréia primária é caracterizada por dor durante a menstruação e não esta associada a nenhuma doença orgânica. Essa condição é muito comum em mulheres jovens e esta relacionada a ausência escolar em adolecentes. A prevalência varia muito entre os países, ficando entre 45 e 90%. A acupuntura é bastante indicada para o tratamento de dismenorréia primária, e em um estudo comparativo de dois acupontos (Sanyinjiao e Xuanzhong) e um ponto adjacente, fora do meridiano de acupuntura (não-acuponto), ambos do mesmo segmento espinhal, observou-se que o acuponto Sanyinjiao mostrou superioridade em relação aos outros dois pontos, promovendo analgesia  importante  nas pacientes com dismenorréía primária.


Fonte: Pubmed

Analgesia por Acupuntura: Consensos e Controvérsias

Após mais de 40 anos de extensa pesquisa, evidências convincentes foram obtidas para apoiar a acupuntura como uma ferramenta útil para o tratamento de um amplo espectro de doenças. Na verdade, mais de 140 moléstias foram aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como condições que podem se beneficiar do tratamento por acupuntura. A dor é particularmente sensível à acupuntura, como tal, em um total de 3.975 artigos de pesquisa foram publicados no campo da acupuntura no período de 1991-2009, sendo 1647 (41%) focando sobre o tema dor e analgesia. Apesar da longa história da acupuntura, a sua metodologia está sempre mudando junto com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. A mais antiga forma de estimular acupontos foi por meio de pedras utilizadas para pressionar o corpo perto do local da dor. Na sequência da descoberta de vários tipos de metais, utilizou-se agulhas grossas feitas de prata e, em seguida, agulhas finas, feita de aço inoxidável para perfurar a pele com a mesma finalidade.

O Neurocientista Ji-sheng Han, diretor do Instituto de Neurociência da Universidade de Pequim e fundador da Associação Chinesa para o Estudo da Dor, com a extensa experiência em pesquisa em acupuntura apresentou alguns pontos de consenso e outros que ainda apresentam controvérsias.

Pontos de Consenso:

a. A acupuntura, eletroacupuntura (EA) e estimulação elétrica transcutânea de acuponto (TEAS) podem ser consideradas como técnicas de estimulação contínua, e podem ser coletivamente intituladas técnicas relacionadas a acupuntura (acupuncture-related technique - ART). Esse termo proposto também inclui a estimulação nervosa por corrente elétrica transcutânea (TENS).

b. Um interesse clínico e científico pelas ART ocorreu na última década, em comparação às três últimas décadas do século anterior, mostrando uma aumento crescente nas publicações científicas relacionadas à acupuntura.

c. O manejo da dor tem sido o mais estudado e também a condição mais bem documentada através do tratamento com ART.

d. Para o controle da dor cirurgica, a administração pré-operatória e pós-operatório de ART, pode melhorar a dor pós-operatória, assim como as náuseas e os vômitos.

e. Na maioria das condições de dor crônica, ART reduz a dor, em comparação aos controles.

f. Várias sessões de ART (1-2 vezes por semana durante várias semanas) são suficientes para o tratamento da dor crônica e a fim de se obter um efeito acumulativo.

g. Para os indivíduos sensíveis e em estado de doença de hipersensibilidade, tratamentos mais fracos e esparsos de ART podem produzir melhores efeitos terapêuticos, em comparação com tratamentos mais fortes e mais freqüentes.

h. Receptores opiáceos centrais de vários tipos são importantes na mediação do efeito analgésico induzido pela ART em diferentes frequências.

i. Componentes psicológicos, tais como o condicionamento e a expectativa podem desempenhar um papel importante na ART induzido analgesia.

j. Características de frequência específica de ART induzindo analgesia sugere um componente fisiológico independente do psicológico, uma vez que o paciente não está em condições de caracterizar qual freqüência produziria um melhor efeito terapêutica.

k. A acupuntura tem efeitos analgésicos locais e distantes e que pode ser mediada por diferentes mecanismos.

l. Estudos adicionais, tanto clínicos como básicos são necessários para melhor definir as condições ótimas de ART, a fim de maximizar o componente fisiológico para o custo de gerenciamento efetivo da dor.

Pontos controversos:

a. Os meridianos têm uma base estrutural original independente do sistema nervoso.

b. Seleção dos acupontos devem ser adaptados a cada paciente para conseguir o melhor efeito terapêutico ao invés de utilizar acupontos predeterminados e prescrições padronizadas para cada doença.

c. A inserção de uma agulha em qualquer parte do corpo pode produzir o mesmo efeito terapêutico.

d. A maioria dos efeitos da acupuntura podem ser explicados por efeito placebo, um entendimento que pode levar à
negligência da otimização do modo e de parâmetros mais precisos de estimulação.

e. EA ou TEAS devem ser usados com mais frequência em ensaios clínicos futuros.

f. TEAS deve ser utilizado no pré-operatório na maioria dos procedimentos cirúrgicos para a redução de custo efetividade da dor pós-operatória assim como das náuseas e vômitos.