Quem sou eu

Fisioterapeuta, Especialista Profissional em Acupuntura/MTC. Mestre e Doutor em Fisiologia Humana (UFRGS). Pós Graduado em Tratamento da Dor e Medicina Paliativa (UFRGS).

Efeito da acupuntura sobre a excitabilidade do córtex motor

Estudos com estimulação magnética transcraniana (TMS) relatam mudanças na amplitude dos potenciais evocados motores após acupuntura, tanto em pontos de acupuntura tradicional como em não-acupontos. No entanto, os efeitos da penetração da agulha ainda não foram investigados com TMS. Pesquisadores alemães investigaram os efeitos da inserção de agulhas de acupuntura na  excitabilidade do sistema motor cortical através de  TMS. A pesquisa foi realizada com voluntários saudáveis que receberam acupuntura verdadeira e simulada no acuponto Yang Ling Quan [VB34]. A acupuntura simulada foi realizada com agulha retrátil [agulha Streitberger]. A acupuntura verdadeira mostrou ativação significativamente maior do limiar de repouso no córtex motor, comparada com a acupuntura simulada. Esse resultado sugere que a penetração da agulha de acupuntura apresenta uma função inibitória sobre a excitabilidade do sistema motor.

Fonte: Zunhammer, M. et al. Effects of acupuncture needle penetration on motor system excitability. Clinical Neurophysiology (2012) 42, 225—230.



Neuromodulação - Estimulação Transcraniana

A neuromodulação é um recurso utilizado no manejo da dor, e envolve a alteração da ação central, periférica e autonômica do sistema nervoso, usando estimulação elétrica ou magnética.  Além de melhoria da qualidade de vida dos pacientes que sofrem de dor crônica, a neuromodulação também encontra aplicação no tratamento da espasticidade, distúrbios do movimento, epilepsia, doença vascular periférica e de certos distúrbios psiquiátricos. A estimulação magnética transcraniana (rTMS) e a estimulação elétrica direta transcraniana (tDCS) são duas técnicas não-invasivas de estimulação cerebral que podem modular atividades em regiões específicas do córtex cerebral. A rTMS envolve o uso de mudanças no campo magnético (0-2 Tesla em 50 µs) aplicado no escalpo para induzir corrente eletromagneticamente em um volume focal do córtex cerebral (1-4cm3); a tDCS envolve a aplicação de corrente direta constante de baixa intensidade (1 – 2 mA) no escalpo através de eletrodos (20-35 cm2) para modular a excitabilidade de áreas corticais. Os dois métodos são considerados formas de neuromodulação e são empregados no tratamento da dor.