As pesquisas do Dr. Han culminaram na descoberta de que a utilização de freqüências altas e baixas juntas favorece um sinergismo na liberação de peptídeos opióides. Uma estimulação com 2 Hz libera encefalinas e 100 Hz, dinorfina (figura 2). O interessante é que a utilização mútua dessas freqüências favorece ainda mais o efeito analgésico da EA.O Dr. Han demonstrou, também, que o local de ação da endorfina é, em sua maioria, no cérebro, e o da dinorfina é na medula. "Fiquei muito entusiasmado em ver as evidências científicas da acupuntura," declarou o médico H.K. Kevin Du, do Advanced Interventional Pain Center of Memorial Hospital, em Belleville, Illinois. "Eu tinha a impressão que não havia bases científicas e nenhum trabalho. Dr.Han delineou mais de 40 anos de resultados e os dados são muito convincentes."
Além das investigações relacionadas ao alívio da dor, o Dr. Han também verificou o uso da acupuntura no tratamento de adictos, sendo o único neurocientista chinês que recebeu financiamento por 12 anos consecutivos da U.S. National Institute of Drug Abuse (NIDA) para investigar a neurobiologia da analgesia por meio da acupuntura. Nessas pesquisas, Dr. Han desenvolveu um aparato portátil de eletroestimulação por meio de eletrodos conhecidos como Han’s Acupoint Nerve Stimulator. Foi demonstrado que, na maioria dos casos, o uso de eletrodos é tão eficiente ou melhor que as agulhas. Ele sugere que a eletroacupuntura trabalha fortalecendo a homeostasia, além de promover sensações agradáveis devido à liberação de endorfinas. "Mas a quantidade não é suficiente para deixar o paciente entorpecido ou causar dependência", disse Dr. Han no encontro.
A aplicação terapêutica do HANS pode abranger dores crônicas e pós-cirúrgicas e, também, na síndrome de abstinência em usuários de heroína, reduzindo cerca de 90% a necessidade de uso de buprenorfina no período de desintoxicação. A utilização do HANS pode, ainda, reduzir a dependência psíquica após o período de desintoxicação. O HANS mostrou-se tão eficaz que a taxa de reincidência reduziu e elevou a porcentagem de menos de 5% para mais de 20% o número de adictos livres de uso no período de um ano. "Um estimulante analgésico de bolso é fascinante," disse Dr. Du, durante uma entrevista. "As possibilidades são infinitas." O Dr. Ji-Sheng Han informou que ele desenvolveu outro estimulador de eletroacupunctura, o qual está sendo estudado na China.