Quem sou eu

Fisioterapeuta, Especialista Profissional em Acupuntura/MTC. Mestre e Doutor em Fisiologia Humana (UFRGS). Pós Graduado em Tratamento da Dor e Medicina Paliativa (UFRGS).

Laser de Baixa Intensidade e Inflamação

A terapia com laser de baixa intensidade (LLLT) modula processos inflamatórios sugerindo protocolos de comprimento de onda, quantidade de Joules e números de tratamentos para determinar sua eficácia clínica. Esse estudo avaliou os efeitos de LLLT, mediado por diferentes comprimentos de onda, de forma contínua ou pulsada, em camundongos transgênicos. Uma intensidade de energia de 5  J cm2 nos comprimentos de onda 635, 660, 690 e 905 nm de forma contínua e em 905 nm de forma pulsada foram avaliadas. A idade dos animais foi determinante como modulação adicional da resposta inflamatória e a eficácia LLLT de alguns protocolos de tratamento. Os animais mais jovens do que 15 semanas mostraram maior redução da expressão iNOS, enquanto os mais velhos animais mostraram aumento da expressão da iNOS em alguns protocolos de LLLT. O curso de tempo e a intensidade da expressão da iNOS não só dependeu do comprimento de onda, mas também do modo de aplicação, se a irradiação era contínua ou pulsada.  A LLLT mostrou efeitos diferentes no processo inflamatório induzido segundo o comprimento de onda e o modo de aplicação. A regulação do gene iNOS por aplicação pulsada com 905 nm sugere  mecanismos diferentes na ativação da resposta da rota inflamatória quando em comparação com as ondas contínuas. 

Fonte: MORIYAMA, Y. et al. In vivo effects of low level laser therapy on inducible nitric oxide synthase. Lasers Surg Med [S.I.], v. 41, n. 3, p. 227-31, Mar 2009.